Foram anos de apuração, de horas à frente do teclado e de muita dedicação dos autores Bruno Freitas e Maurício Dehò. E agora é a hora de apresentar o livro “Em 12 Rounds” ao público. Na próxima quinta-feira, 18/12, será lançado oficialmente este projeto, que só ganhou vida no papel com a ajuda dos fãs de boxe, amantes de esporte e de literatura, amigos e familiares.
O local do lançamento não poderia ter outro nome: Ringue Lounge, em São Paulo (Rua Lisboa, 191 – Pinheiros). Então, a partir das 19h, venha bater um papo, pegar seu autógrafo e, para quem ainda não tem, ver o livro de perto! O clima será de confraternização. Haverá venda de livros no local – só com o detalhe de que só poderemos trabalhar com dinheiro.
Entre as 12 histórias que são trazidas no livro, detalhes curiosos como a vida de Eder Jofre no circo durante uma breve aposentadoria do ringue, ou a quase prisão de Popó nos EUA por culpa de empresários. A obra também debate a condução polêmica do governo brasileiro no episódio de deserção de dois pugilistas cubanos durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
A trajetória do hoje político Eduardo Suplicy nos ringues e os bastidores de como uma rede de televisão forjou a imagem de Maguila se juntam a este estudo sobre o boxe nacional, incluindo ainda uma viagem para Cruz das Almas, na Bahia, para conhecer a “Havana brasileira”, onde pugilistas são forjados bem no meio da rua.
Também está no livro o relato das aventuras de Touro Moreno e o sucesso de seus filhos, Esquiva e Yamaguchi Falcão. Esta foi a última adição ao projeto, para fechar o trabalho com a mais recente história de êxito do boxe brasileiro.
Não se esqueça que é um presente de Natal que pode cair como uma luva a essa altura.