A Livraria Bernadete, em Barbacena foi invadida no último sábado, dia 10, por dezenas de pessoas para o lançamento de “É Tetra! – a conquista que ajudou a mudar o Brasil”. Uma fila se formou para conversar, abraçar e autografar os exemplares com Michel Costa, autor da obra em conjunto com o carioca André Rocha que, em função de compromissos profissionais não esteve presente. Há muito tempo a cidade mineira não tinha um evento cultural que atraísse tanto público.
“Foi muito bom ter a presença de tantos amigos e apaixonados pela seleção brasileira. É gratificante ver que um livro que surgiu meio por acaso, esteja agradando tanto. Contar somente a saga da equipe comandada por Parreira não seria suficiente. Precisava contextualizar tudo com o momento vivido pelo país. E foi isso que foi feito”, diz Michel.
Com participações de Lédio Carmona, Mauro Beting e Paulo Vinícius Coelho, o livro brinda o leitor, especialmente, com o desenvolvimento tático da seleção brasileira a partir de 1990, quando foi eliminada pela Argentina na Copa da Itália, até a final contra a Itália, no estádio Rose Bowl, em Pasadena, em 17 de julho de 1994. André e Michel destrincham a seleção, os rivais, os jogos, o Mundial.
Mas, a obra, tem muito mais. A dupla pontua a narrativa com alguns dos fatos extra-campo que marcaram o período. Passam pelos meandros do Plano Real. Sofrem com a morte de Ayrton Senna. Cutucam as eleições presidenciais. E, mais do que tudo, entram de cabeça naquele inesquecível verão americano.
“Quando decidi que essa boa história valeria um livro, encontrei no jornalista André Rocha – que também viveu intensamente aquela época – o apoio que faltava. O título de 1994 ajudou na elevação da autoestima do brasileiro que andava em baixa após a ditadura militar e os anos de caos econômico, quando a inflação anual chegou a romper a casa dos quatro dígitos”, finaliza.