Crowdfunding ou financiamento coletivo consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse comum através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas.
Em outras palavras, é quando várias pessoas se identificam com um projeto e resolvem contribuir financeiramente para que ele saia do papel. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.
A tendência do crowdfunding deu um novo fôlego ao mercado literário, influenciando o aparecimento de novos autores, pois nem sempre os livros que queremos ler são aqueles que encontramos nas livrarias.
Os custos que envolvem a publicação de um livro são elevados e são poucos os autores que conseguem ser publicados pelos grandes grupos editoriais, ou mesmo por pequenas editoras.
Inicialmente usada para projetos sociais, essa modalidade tem crescido no Brasil como ferramenta para captar recursos também para atividades e produtos culturais, inclusive livros. Nesse último caso, são os próprios interessados em comprar o livro que financiam a sua publicação, adquirindo-o antecipadamente por meio da contribuição ao projeto e — após 100% da captação de recursos alcançada — recebendo o produto finalizado.
Mas como é que tudo isto se aplica aos livros? O processo é simples. Através de plataformas específicas, os autores apresentam as suas ideias e os livros que pretendem publicar, apelando ao apoio dos seus leitores e da restante comunidade literária para conseguirem alcançar a verba mínima pretendida.
Com o apoio de uma plataforma de crowdfunding, é possível apresentar um livro a uma vasta comunidade de potenciais leitores interessados em adquirir a obra com um preço mais vantajoso, contribuindo com montantes variáveis em troca as mais diversas recompensas: livros numerados com assinatura dos autores, convites para as sessões de lançamento, conversas com os autores, uma menção na página dos agradecimentos, marcadores de páginas, dentre outros.
O financiamento coletivo é uma ótima maneira de juntar os autores aos leitores. É uma relação mais direta, e que tem uma dedicação muito maior a produção do livro do que a distribuição.