Livro sobre Edvaldo Valério é sucesso no lançamento

Na noite de ontem (13), Raphael Carneiro lançou a biografia “Edvaldo Bala Valério – a braçada da esperança” ao lado do medalhista olímpico. A Saraiva do Shopping Salvador foi invadida por amigos e fãs que formaram uma longa fila para a dedicatória do autor e do biografado. Foram mais de três horas de intenso movimento, com todos os livros em estoque na livraria sendo adquiridos pelos presentes.

foto_lancamento1

Negro, baiano, de origem humilde e sem grande estrutura para treinamento, Edvaldo Valério fez história na natação brasileira. Nos Jogos Olímpicos de 2000, o nadador foi o responsável por fechar o revezamento 4x100m livre e garantir a medalha de bronze para o Brasil – a única naquela edição dos Jogos. Agora, 15 anos depois do feito, a vida do atleta está registrada em livro.

“O livro tem como objetivo registrar historicamente o feito do nadador e atender à demanda das publicações sobre o esporte brasileiro. Estou muito feliz com a presença de tantos amigos e fãs do Edvaldo. Espero que, a partir de agora, o Bala possa ter um maior reconhecimento por tudo o que ele fez”, falou o autor.

Responsável por escrever a orelha do livro (o prefácio ficou por conta de Gustavo Borges), o comentarista do SporTV Alexandre Pussieldi disse que o livro é um marco na história da natação do país.

“O Nordeste tem que comemorar muito por esse livro ter sido feito, por ser um nadador negro, e até pela data, abolição da escravatura”, afirmou Pussieldi.