Jornalista revela curiosidades do futebol inglês

Berço do futebol, a Inglaterra é atualmente dona da liga nacional mais cara do planeta e tem alguns dos clubes mais poderosos do mundo, mas também possui muita história além de tudo isso. E são essas duas realidades que o jornalista Plácido Berci conta no “livro Paixão — uma viagem pelo futebol inglês”.

Formado pela PUC-Campinas, Berci mora em Manchester desde o final do ano passado e entrou de cabeça no futebol do país. A experiência rendeu histórias, observações interessantes e um olhar sobre como o esporte é encarado.

capa_e_autor

“Minha ideia é dar um panorama de como é vivido o futebol na Inglaterra. Quase um estudo de caso. Pego como exemplo os dois times grandes de Manchester, um tradicional — United — e outro emergente — City. Também falo de clubes de divisões menores, da experiência em ver um jogo num pub — bem característico deles —, como é a imprensa, como se comportam os torcedores, entre outras curiosidades”, conta.

O livro se baseia, essencialmente, em experiências pessoais e com foco em personagens. A torcida inglesa merece atenção especial, com um paralelo sobre como a forma de apoio mudou com o passar dos anos.

“O futebol é algo muito forte da cultura deles e eles valorizam isso. Um dos capítulos fala sobre a mudança no modo de torcer e falo da evolução do torcedor. Dos hooligans até os paus de selfie dos turistas e de como a atmosfera em alguns estádios mudou por conta do preço dos ingressos”, finaliza.