O cinema americano não cansa de jogar no mercado títulos e mais títulos inspirados nas histórias do boxe. Agora chega a vez de o Brasil conhecer casos incríveis dos ringues – histórias verídicas protagonizadas em solo nacional. Uma compilação com abordagem pop, que reúne episódios de personagens mais óbvios, como Eder Jofre, Maguila e Popó, e de outros inusitados, como o senador Eduardo Suplicy ou o maestro João Carlos Martins.
O boxe brasileiro teve apenas quatro campeões mundiais, mas por trás dos cinturões, inúmeros casos fantásticos construíram o universo da nobre arte no país. O livro “Em 12 Rounds”, projeto concluído em parceria pelos jornalistas Bruno Freitas e Maurício Dehò, embarca a fundo em doze episódios que podem ter passado despercebidos pelo grande público, mas que agora são resgatados e contados em detalhes.
A publicação será feita pela Editora Via Escrita. Para viabilizar o lançamento, parte do investimento virá da ajuda de fãs de boxe e literatura. Uma campanha de financiamento coletivo pelo site Catarse (www.catarse.me/pt/em12rounds) acaba de atingir o montante mínimo necessário para levar o livro à gráfica e, assim, às mãos dos leitores.
E não imagine apenas Eder Jofre e Popó entre os retratados. As lendas internacionais Muhammad Ali e Mike Tyson também têm suas histórias em passagens pelo Brasil – estes episódios são relatados em detalhes no livro. Enquanto um interagiu com a comunidade negra engajada de São Paulo, outro colecionou confusões na boemia da cidade.
Entre as 12 histórias que são trazidas no livro, detalhes curiosos como a vida de Eder Jofre no circo durante uma breve aposentadoria do ringue, ou a quase prisão de Popó nos EUA por culpa de empresários. A obra também debate a condução polêmica do governo brasileiro no episódio de deserção de dois pugilistas cubanos durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007.
A trajetória do hoje político Eduardo Suplicy nos ringues e os bastidores de como uma rede de televisão forjou a imagem de Maguila se juntam a este estudo sobre o boxe nacional, incluindo ainda uma viagem para Cruz das Almas, na Bahia, para conhecer a “Havana brasileira”, onde pugilistas são forjados bem no meio da rua.
Entre outras histórias, também está no livro o relato das aventuras de Touro Moreno e o sucesso de seus filhos, Esquiva e Yamaguchi Falcão. Esta foi a última adição ao projeto, para fechar o trabalho com a mais recente história de êxito do boxe brasileiro.
Pré-venda: como adquirir o livro
Apesar de já ter atingido a meta mínima, o projeto no Catarse segue em vigência por mais alguns dias. Agora, tudo funciona como uma espécie de pré-venda do livro. Através do site de financiamento, o leitor adquire cotas e é recompensado. No caso de “Em 12 Rounds”, são seis tipos de contribuição – só a de menor valor não dá direito a pelo menos um exemplar da obra. Todos os colaboradores terão o nome impresso em uma página de agradecimento.